sábado, 28 de maio de 2011

A Quinta dos Animais - George Orwell






Informações

Nº de páginas: 156 (incluí 2 apêndices no fim e informações adicionais no inicio do livro)
Autor: George Orwell
Género:  Sátira

Resumo:

          À primeira vista, este livro situa-se na linhagem dos contos de Esopo, de La Fontaine e de outros que nos encantaram a infância. Tal como os seus predecessores, Orwell escreveu uma fábula, uma história personificada por animais. Mas há nesta fábula algo de inquietante. Classicamente, atribuir aos animais os defeitos e os ridículos dos humanos, se servia para censurar a sociedade, servia igualmente para nos tranquilizar, pois ficavam colocados à distância, «no tempo em que os animais falavam», os vícios de todos nós e as sua funestas consequências. Em A Quinta dos Animais o enredo inverte-se. É a fábula merecida por uma época - a nossa época - em que são os homens e as mulheres a comporta-se como animais. 

Opinião:
          Comprei este livro por influência de um amigo entendido no assunto. Não conhecia o autor (não me chamem ignorante) nem as suas obras. 
           A Quinta dos Animais é um dos livros mas simples e complexos que li. Uma história Simples, uma mensagem Complexa pois, apesar de o autor o ter escrito a pensar na URSS e na sociedade da altura, o livro é tão actual como era. Todas as pessoas deveria ler este livro pois ensina uma lição muitas vezes esquecida.
           Napoleão representa Estaline da URSS. É o antagonista do livro. Os porcos, depois da revolta dos animais que vivem na quinta, ficam no controlo. Napoleão e Bola-de-Neve são os dois porcos mais inteligentes e fortes mas discordam em tudo. A primeira parte da história desenrola-se entre estes dois até que acontece uma coisa que pára esta disputa. 
           Trovão é um cavalo Preto incrivelmente forte e belo. Esta personagem representa o Povo. Ele aceita e acredita em tudo o que dizem os porcos pois vê-los como seus superiores mas, os animais da quinta defendem que "todos os animais são iguais". Pormenores como este fazem-nos reflectir sobre o nosso passado e o nosso presente. Sobre a própria Política, daí ser tão actual. 
          Eu, pessoalmente, acho que o livro poderia ser de leitura obrigatória nas escolas mesmo que, a obrigação, tire a magia aos livros. Mas poderia ser que os jovens aprendessem alguma coisa para não cometer os erros do passado. 

Citações Favoritas:

          - "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"
          - "Os animais (...) olharam dos porcos para os homens, dos homens para os porcos, e novamente dos porcos para os homens: mas já era impossível distinguir-los uns dos outros."

Avaliação:
         8/10 


1 comentário:

  1. boas envie-me o resumo deste livro para o mail probusines@hotmail.com, e para uma apresentaçao no meu concelho

    ResponderEliminar