sábado, 6 de agosto de 2011

Os Pilares da Terra I

Informações:
Autor : Ken Follet
Nº de páginas : 498
Editora: Editorial Presença
Género: Ficção Histórica

Sinopse:

Publicado pela primeira vez em 1989, "Os Pilares da Terra" surpreendeu o universo editorial ao tornar-se gradual mas inabalavelmente um clássico da ficção histórica, que continua a maravilhar leitores de todo o mundo e que a Presença lança agroa em dois volumes. Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história - Ellen, uma mulher enigmática que vive à margem da sociedade e cujo passa do esconde um segredo; Philip, prior da cidade de Kingsbridge e que vai supervisionar a construção da catedral; Aliena e Richard, ricos herdeiros destituídos das suas terras e títulos; William, o cavaleiro sem escrúpulos; e Waleran, o bispo disposto a tudo para obter o que pretende. À medida que assistimos à edificação de uma obra única envolvendo suspense, corrupção, ambição e romance, a atmosfera autêntica do quotidiano da Europa medieval em toda a sua grandeza abrsorve-nos irremediavelmente, ousando desafiar os limites da nossa imaginação. Recriação magistral de um tempo de conspirações, delicados equilíbrios de poder e violência. "Os Pilares da Terra" é decididamente a obra-prima de um autor que já vendeu 90 milhões de livros em todo o mundo.

Opinião:

Os Pilares da Terra foi a primeira obra de ficção histórica que li, e a primeira de ken follet.
Considerado a sua obra máxima, este livro é de uma riqueza extraordinária e com personagens fascinantes.
Um olhar sobre o período que ficou conhecido como Anarquia.Um olhar sobre as classes sociais daquele tempo. Sobre os valores morais que são intemporais.
Arrependo-me de ter visto primeiro a série televisiva (Soberbamente adaptada) porque já sabia de antemão o que iria acontecer numa fase importante. Mas mesmo assim alguns pormenores falharam-me e fui surpreendida.
O inicio é um pouco lento mas não demora a serem inseridas personagens cada vez mais misteriosas. Entramos numa espiral de conspiração, de manobras politicas e conhecemos a parte suja da igreja, e de bispos.
Mas se todos os padres fossem como Philip o mundo seria quase perfeito. Esta é uma personagem fascinante, talentosa e inteligente mas a sua inocência faz dele um alvo fácil. Há um momento em que ele é usado para os interesses de outrem. Aqui começa um verdadeiro thriller.
Tom, o pedreiro, tem uma essência especial e o sonho de construir uma catedral digna de tocar os céus, e ao longo do livro parece que o destino está contra ele mas acaba por se ligar a Philip e finalmente tem a oportunidade de concretizar o seu sonho de ter a subsistência da sua família assegurada. Tem uma paixão enorme pela sua profissão.
Waleran é um personagem frio e calculista, ambicioso e corrupto capaz de tudo pelo poder.
Jack é um personagem belo, com uma inocência tão genuína tão pura, apenas possível por ter vivido toda a sua vida afastado da sociedade ( o que de certo modo é mau, pois não consegue socializar bem).
Há muitas mais personagens, conspirações e segredos ( que já sei por ter visto a serie :( ) e tem como pano de fundo uma Inglaterra medieval, durante o período que ficou conhecido como anarquia que por causa de um naufrágio (acidental ou não) condenou a Inglaterra a um período ( 16 anos acho eu) de guerra e instabilidade.Uma luta pelo trono. A editora decidiu dividir a obra em dois volumes e vou ler a última parte sem demora. Já é um dos meus livros preferidos. Uma história realmente tocante.
As descrições da forma de construção de catedrais, de todas as partes que a constituem foram um pouco difíceis para mim de conseguir visualizar porque é realmente de uma magnitude e complexidade inimagináveis. São de uma beleza incrível, e a sua construção demorava anos e anos, com ferramentas rudimentares. Por quem e como foram construídas, o dinheiro necessário e a mão de obra. Todas tem uma história e estão de pé ainda hoje para nos maravilharmos com feito humano tão belo.
Era a maneira de chegar a Deus, de ter vida eterna, ou de permitir a prosperidade de uma cidade. Uma demonstração de poder, um ponto de peregrinação.
Ou talvez tenha sido o sonho de um único homem, de construir algo belo.

Avaliação: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário