sábado, 2 de abril de 2011

Crónicas de Allarya - Filipe Faria

Manopla de Karasthan
Filhos do Flagelo - Vol. 2
                                                                                          


Resumo:

Na imensidão cósmica existe um mundo, Allaryia, de grandes heróis e vilões infames, de seres de uma beleza indescritível e criaturas maléficas de uma fealdade atroz, nações poderosas e impérios tirânicos. Depois de muitas eras que alternaram entre a paz e a discórdia, encontramos neste primeiro volume das Crónicas de Allaryia, um tempo de aparente tranquilidade, de uma calma inquietante, semelhante ao silêncio que antecede a tempestade. Algures, numa câmara escura, subterrânea, algo se move, tentando libertar-se de anos de cativeiro, algo monstruoso, inumano, sedento de sangue e dor. O povo de Allaryia perdeu o seu campeão ? Aezrel Thoryn, provavelmente morto numa batalha contra o Flagelo, a força das trevas, em Asmodeon ? e mais do que nunca precisa de protecção. Aewyre Thoryn, o filho mais novo do saudoso rei, pega em Ancalach, a espada do seu pai, decide descobrir o que realmente lhe aconteceu e parte a caminho de Asmodeon. O que o jovem guerreiro não podia prever era que a sua demanda pessoal se iria transformar, à medida que os encontros se vão sucedendo, na demanda de um grupo particularmente singular, que reunirá a mais estranha e inesperada mistura de seres - Allumno, um mago, Lhiannah, a bela princesa arinnir, Worick, um thuragar, Quenestil, um eahan, Babaki, um antroleo, Taislin, um burrik, Slayra, uma eahanna negra e o próprio Aewyre. O ritmo a que se sucedem as aventuras é absolutamente alucinante, a cada passo surgem perigos mais tenebrosos, seres aterradores que esperam, ocultos nas sombras, o melhor momento para atacar e roubar a tão desejada Ancalach? Mas os laços de amizade que unem o grupo estão cada vez mais fortes e, juntos, sentem-se capazes de enfrentar qualquer inimigo.

Opinião:

Este é o primeiro livro de Fantasia Portuguesa que li. Sempre tive receio de ler pois este tipo de fantasia em Portugal não costuma ser muito boa.
Devo deixar claro que o inicio do livro (que é uma explicação há existência de Allarya) não me agradou muito. Não que não tenha gostado mas acho que poderia estar melhor. A maneira como o autor começa a história real também não me despertou muita curiosidade. Mesmo assim continuei a ler pois não me despertou muita curiosidade mas também não me aborreceu e eu não gosto de parar um livro a meio...
E ainda bem que não o fiz. A partir do momento em que a personagem principal encontra o Quenestil e o Babaki, o livro tornasse muito divertido e interessante. Algumas partes em que me fartei de rir com algumas personagens.

No segundo livro da colecção, devo dizer que gostei do livro todo, do principio ao fim. Há duas cenas, principalmente, que mostram que o Filipe Faria não é só mais um escritor, é um grande escritor Português de Fantasia e devias estar orgulhosos disso. Os momentos de acção, os momentos de tensão, os momentos de descontracção estão todos muito bem descritos e notasse que o autor aumentou muito a confiança de um livro para o outro.

Aewyre Thoryn é a personagem principal do livro. É uma daquelas personagens com um grande perícia com a espada. Muito forte e bonito, faz as raparigas largar grandes suspiros por ele. Gostei bastante desta personagem pois a mudança da personalidade, por causa da realidade de Allarya, é muito bem feita.

Babaki é um Antroleo. Uma personagem que tem uma grande força escondida mas não quer usa-la pois tem medo de aleijar quem não quer. Essa força, quando vem ao de cima, controla o Babaki. A sua força nesse estado é incrível.

Este é uma daquelas colecção de heróis que se encontram e criam um grupo. Tem todos as suas forças e fraquezas mas todos juntos, são perto do invencível. Eu gosto principalmente porque nunca tinha lido nada deste tipo. De heróis com forças incríveis o que torna o livro divertido e, ao mesmo tempo, desejável.
Por isso, apesar de todas as críticas e acusações de plagio, eu gostei muito do livro. Aconselho a ler.

Avaliação:

7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário