sábado, 9 de julho de 2011

O Mar de Ferro


Informações:
Nº de páginas: 336
Saga:As Crónicas de Gelo e Fogo
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin

Sinopse ( spoilers)

Quando Euron Grey­joy con­se­gue ser esco­lhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tre­mem. O Olho de Corvo tem o objec­tivo decla­rado de con­quis­tar Wes­te­ros. E o seu povo parece acre­di­tar nele. Mas será ele capaz?
Em Porto Real, Cer­sei enreda-​se cada vez mais nas teias da corte. Des­pro­vida do apoio da famí­lia, e rode­ada por um con­se­lho que ela pró­pria con­si­dera inca­paz, é ainda con­fron­tada com a pre­sença ame­a­ça­dora de uma nova cor­rente mili­tante da Fé. Como se desen­ven­ci­lhará de um tal enredo?
A guerra está pres­tes a ter­mi­nar mas as ter­ras flu­vi­ais con­ti­nuam asso­la­das por ban­dos de sal­te­a­do­res. Ape­sar da morte do Jovem Lobo, Cor­rer­rio ainda resiste ao pode­rio dos Lan­nis­ter, e Jaime parte para con­quis­tar o balu­arte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara sole­ne­mente a Catelyn Stark não vol­tar a pegar em armas con­tra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regi­cida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

Opinião:

Adorei esta viagem,desde setembro de 2010 que tenho estado com as crónicas de gelo e fogo,lendo por vezes, outros livros no intervalo entre cada um quando estava esgotado.
A obra de Martin cativa toda a gente que experimentou, de uma maneira tão especial que me decidi que tinha de ler. Teria perdido tanta coisa ...é algo completamente diferente de tudo o que tenha lido e ao inicio estranhei e estava desconfortável mas depois agarramo-nos ás personagens e percebemos porque há tanta gente a afirmar que martin criou um dos melhores ( e maiores !) elencos da literatura.
É um livro mais calmo, mas conseguimos captar tantos sentimentos e maravilhamo-nos com as poderosas descrições do autor. Paisagens tiradas de sonhos.
Numa retrospectiva de todos os livros captasse uma essência poética,épica capaz de atravessar eras e sobreviver.Uma Canção.
O principal não é a fantasia, focasse em pessoas, num profundo olhar psicológico.
Penso num grande , grande jogo de xadrez, mas sem as peças pretas e brancas.São antes cinzentas,umas mais cinzentas que outras e algumas escurecem-se por si próprias ao longo de tão longa jornada, pelo mundo em que vivem e porque ele o obriga.
Ás vezes temos que fazer também batota,para sobreviver.Pensar bem antes de jogar e olhar para todas as peças, mesmo a mais fraca, tentando antecipar a acção seguinte.
Neste volume vemos a loucura e o medo apoderarem-se do ser humano e a procura deste em ser melhor,em corrigir-se, em reconstruir a sua honra.
Olhamos esta história e vemos que podia ter sido real tão escassa é a fantasia.Nunca pensei em gostar tanto de intriga.Somos surpreendidos,abalados e apesar de ser frustrante sermos sempre " apanhados" gostamos de ser enganados!
George Martin trabalha com dezenas e dezenas de personagens e é de pensar como não se perdeu na sua própria obra,pois ela é algo tão grandioso e complexo que devia ser trabalho de vários génios.É brutal,realista,frio com personagens brilhantes, diálogos fantásticos e maquinações políticas de parar o cérebro.
Adorei o único capitulo de Arya naquela cidade de nevoeiro e templos tão misteriosa.O final foi assustador.,..
Os de cercei foram talvez os que gostei mais com toda a intriga envolvida e o cenário de corte.
Jaime vê-se uma transformação para melhor e para mim é talvez o personagem mais interessante. O homem das " coisas que eu faço por amor" desapareceu e mostra-se agora mais sólido com os pés mais assentes na terra,com honra e capaz de ver a loucura da irmã.
Só depois de acabar percebi o quanto estava ligada a esta saga.Já estou com saudades e o melhor é que há mais.A dança do dragões volta com os capítulos exóticos de Daenerys, os maravilhosos de Tyrion e ainda Jon snow.

Personagens favoritos: jaime,ariane,cercei,emmon frey (cromo autêntico XD)

Avaliação : 9,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário