sábado, 9 de julho de 2011

Um olhar sobre "1984"



GEORGE ORWELL -Este homem foi capaz de ver para onde estamos a caminhar e "1984" é um pesadelo,retratando um mundo distópico,desumanizado,controlado, com a liberdade retirada e violação da mais simples privacidade.

Inspirando-se em regimes totalitários como o fascismo e o nazismo mas agora com a tecnologia a ter um papel chave,vigiando o cidadão comum na sua própria casa.O mundo assolado pela guerra e uma histeria imposta pelo regime.Um fanatismo.O culto do chefe.Uma guerra entre super potências no fundo sem razão lógica e compreensível,servindo para ligar um povo.Desde sempre uma nação poderosa teve um inimigo nem que fosse imaginário e o perigo realmente não existisse e com isto estabelece-se paralelos com a realidade com a eterna guerra no médio oriente e o terrorismo.Tentando colocar a ideia que um homem barbudo escondido a meio mundo de distância e que foi um ex agente da própria CIA realmente coloca em risco a "segurança nacional"...Falando de Bin laden e do petróleo que os americanos tanto querem.
Um regime que apaga a própria História para que tenha sempre razão.Altera-a em seu proveito e guardam em arquivos.Alteram dados económicos em jornais se a previsão de determinado facto falhou.
É um livro obrigatório.É mais que um livro.Mostra o que está a acontecer ou a caminhar para lá.Basta ter os olhos bem abertos para o que está a acontecer no mundo.
Alterar a própria História chocou-me e a verdade é que tenho visto que nos livros de Historia escolares nos dão informação deturpada e "vilões" fazem-se "heróis". Dou o exemplo americano,que ao longo da Historia tem protagonizado ataques de falsa bandeira para ter o pretexto de entrar em conflito.Isto é atacar-se a si mesmo e fazer parecer que foi outro país.Isto claro o Governo é que constrói toda a teia.Foi com um golpe destes que o partido de Hitler chegou ao poder.
As provocações da america ao japao para desencadear o ataque a pearl harbor e assim entrar na 2 ª guerra mundial , e no fim desta tornar-se a maior potência mundial, não sao faladas no meu livro de historia.Há documentos que provam que houve provocações da america e que ela nao se mostrou propriamente neutra,lançando lenha para a fogueira.É impressionante como são tão hipócritas e não mostram a verdadeira cara não se importando de matar soldados do seu país e cidadãos nas torres gémeas como pretexto para se vingarem no médio oriente e conseguir mais petróleo (sim está mais que provado, não é teoria da conspiração) e com este acontecimento terem sido colocadas leis ( Na América) que nos vão tirando a liberdade, tudo em nome da luta contra o " terrorismo", podendo invadir a casa de um cidadão com o pretexto de ser terrorista e estar em causa "segurança nacional".Câmaras nas ruas,o big brother está aqui.O que é impressionante é que quem ache que algo não bate certo no acontecimento das torres gémeas é chamado de louco.Toda a gente tem uma confiança imensa no que o governo do seu país diz e vê como verdade.Foi ensinado a odiar o estrangeiro e amar o seu país.Estão quase programados,como cães obedientes e vêem o governo como realmente " um grande irmão" pronto a proteger, mas como um irmão vai controlar-te.Big Brother.Einstein disse um dia e bem que " o irracional respeiro á autoridade é o maior inimigo da verdade".
Em 1984, Orwell expõe a sua opinião sobre o que é a guerra.O que é importante perceber é que a guerra sempre foi desejada e que apesar de causar destruição , o povo é o mais afectado e os banqueiros saem a ganhar.Enriquecem á custa da guerra,financiam ambos os lados da guerra,concedem empréstimos.Toda a ideia de Hitler de raça superior partiu da america e não da sua cabeça."Eugenia". No seu livro " a minha luta"(Mein Kampf) cita a sua admiração por um eugenista americano e diz que a sua obra é a sua bíblia.
Apercebemo-nos na obra de Orwell que o ser humano é facilmente controlado e humilhado."Ignorância é Poder" assim é o slogan do partido controlador.
Temos de ver com novos olhos o mundo em que vivemos.
Na Europa estamos confortáveis e mais importante :apenas numa ilusão de liberdade.
Temos de ver a verdade e levantar em luta. Como Orwell diz " a esperança reside nos proles", mas é com tristeza que vê como está toda a gente cega e entretida com coisas que não importam.
Temos de olhar o mundo lá fora.O que está a acontecer no médio oriente, china , america.O que está por detrás de cada pequeno acontecimento.Com toda a farsa do Wikileaks está aberto o caminho para o controlo da Internet e assim retirar a nossa liberdade.
Temos de aprender com o passado.E o passado mostrou que durante uma crise um governo opressor tomou controlo e foi aceite.
A obra de Orwell é obrigatória e assustadora.É um aviso, é realista e faz-nos ver que somos manipulados a cada dia, somos " emburrecidos";com a verdade mantida na escuridão, não somos mais que escravos e damos por nós a querer dar um chapada ao povo para o acordar e revoltar-se.Vemos Winston e sentimo-nos asfixiados por ele.Ele queria que toda a gente visse a verdade.Ele parece ser o único e isso é assustador.
É um livro deprimente, frio,cinzento,triste.É um murro no estômago.
Posto estes vídeos relacionados de certa forma com 1984 de george Orwell.
Fazem parte de um grande documentário do jornalista americano Alex Jones e chama-se " Endgame Blueprint For Global Enslavement" e relaciona factos do passado com o presente, tendo principal foco no "grupo de Bilderburg".
É chocante e dá-nos a conhecer acontecimentos abomináveis, pessoas mais susceptíveis não devem ver parte dos vídeos em que começa a mostrar fotos inacreditáveis do que o ser humano é capaz de fazer ao seu irmão.
Termino com uma citação de Martin luther King :
"As nossas vidas começam a terminar no dia em que nos silenciamos para as coisas que realmente importam"

http://www.youtube.com/watch?v=DyG99EjAjrU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Cl4DbTotJ08&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário