Nº de páginas: 434
Autor: J. R. R. Tolkien
Género: Fantasia
Resumo:
Em tempos remotos, Sauron tentou dominar a Terra-Média graças ao poder do seu anel. Mas após ser derrotado numa mítica batalha, o anel foi considerado perdido durante centenas de anos. Agora, através de um golpe do destino, o anel do poder foi encontrado e entregue a um hobbit chamado Frodo. Quando Gandalf, um sábio feiticeiro, confirma que este é o anel de Sauron, Frodo tem de partir numa demanda até ao monte Doom para o destruir. Com o intuito de o ajudar, é organizada uma irmandade constituída por dois homens, um elfo, um anão, um feiticeiro e quatro hobbits. Juntos vão enfrentar inúmeros perigos em prol da salvação da Terra Média...
Opinião:
Para dizer a verdade, não sei muito bem como começar a dar a minha opinião sobre este livro.
Primeiro facto que deve ser relatado é que este é um livro muito complexo e que, por isso mesmo, pode tornar algumas partes um pouco mais cansativas de ler.
Segundo facto, o autor tinha um grande amor pelo mundo que criou e isso nota-se principalmente nas descrições. Tolkien faz descrições de páginas e páginas para que o leitor fique com o mundo, os castelos, os caminhos, completamente memorizados e perfeitos. Poucos escritores conseguem transparecer este amor pelas personagens, cenários...
A Irmandade Do Anel é um livro grande, cheio de descrições e, talvez, com falta de cenas de acção (apesar de que as existentes serem muito satisfatórias). Tolkien é um escritor embalador, com um ritmo lento e calmo, apenas alternando algumas vezes com as cenas de acção. Devo admitir que gostei muito do livro, principalmente de certas partes (como Rivendell) que nos deixam quase anestesiados, e sentimos aquela vontade de voar para dentro do livro. Mas, apesar destas partes, as descrições são muito cansativas chegando, algumas, a ter páginas e páginas, a tal ponto, que nos perdemos e temos de voltar atrás. Não é um livro para ler num fim-de-semana nem numa semana; deve ser lido devagar, calmamente e só quando queremos realmente ler.
Frodo é um Hobbit (espécie parecida com a humana mas com estatura baixa e pés grandes e peludos). Vive em Hobbiton com o tio Bilbo, que encontrou o Anel Um. É uma personagem afável, respeitadora e adora viajar. Um personagem que pode ser comparável com muitas de outros livros lançados depois do Senhor dos Anéis.
9/10
Comprei este livro à dias, muito devido à reacção que obtinha das pessoas sempre que dizia que nunca tinha lido nenhum dos livros nem visto os filmes. A reacção era sempre a mesma, como é que é possível, estás a perder uns livros fantásticos e os filmes também, vai daí decidi adquirir o primeiro volume de trilogia. E pela sua opinião parece-me que me espera um bom livro.
ResponderEliminarBooks Lovers
Eu também foi, mais ou menos, pela mesma razão. Deixa-me dizer-te uma coisa: não desistas de acabar o livro, vai até ao fim.
ResponderEliminarnunca me vou esquecer do capitulo do tom bombadil...
ResponderEliminarque aborrecido..Mas no fim gostei do livro no seu todo.
ainda irei acabar a trilogia, mas daqui a muito tempo que tenho muitas obras á frente.
Nao costumo deixar por acabar uma saga, costumo lê-la de uma assentada, mas o intervalo de tempo entre a irmandade do anel e as duas torres foi muito grande e começei a ler outra coisa.Acho que não me fascinou muito.Em termos de escrita.
George martin por exemplo , nao consegui parar de ler.Acabava um livro e ia logo para o seguinte.