terça-feira, 5 de julho de 2011

Senhor dos Anéis - Irmandade do Anel - J.R.R. Tolkien


Nº de páginas: 434
Autor: J. R. R. Tolkien
Género: Fantasia

Resumo:

Em tempos remotos, Sauron tentou dominar a Terra-Média graças ao poder do seu anel. Mas após ser derrotado numa mítica batalha, o anel foi considerado perdido durante centenas de anos. Agora, através de um golpe do destino, o anel do poder foi encontrado e entregue a um hobbit chamado Frodo. Quando Gandalf, um sábio feiticeiro, confirma que este é o anel de Sauron, Frodo tem de partir numa demanda até ao monte Doom para o destruir. Com o intuito de o ajudar, é organizada uma irmandade constituída por dois homens, um elfo, um anão, um feiticeiro e quatro hobbits. Juntos vão enfrentar inúmeros perigos em prol da salvação da Terra Média... 
          

Opinião:

          Para dizer a verdade, não sei muito bem como começar a dar a minha opinião sobre este livro.                                                   
          Primeiro facto que deve ser relatado é que este é um livro muito complexo e que, por isso mesmo, pode tornar algumas partes um pouco mais cansativas de ler.
          Segundo facto, o autor tinha um grande amor pelo mundo que criou e isso nota-se principalmente nas descrições. Tolkien faz descrições de páginas e páginas para que o leitor fique com o mundo, os castelos, os caminhos, completamente memorizados e perfeitos. Poucos escritores conseguem transparecer este amor pelas personagens, cenários...
          A Irmandade Do Anel é um livro grande, cheio de descrições e, talvez, com falta de cenas de acção (apesar de que as existentes serem muito satisfatórias). Tolkien é um escritor embalador, com um ritmo lento e calmo, apenas alternando algumas vezes com as cenas de acção. Devo admitir que gostei muito do livro, principalmente de certas partes (como Rivendell) que nos deixam quase anestesiados, e sentimos aquela vontade de voar para dentro do livro. Mas, apesar destas partes, as descrições são muito cansativas chegando, algumas, a ter páginas e páginas, a tal ponto, que nos perdemos e temos de voltar atrás. Não é um livro para ler num fim-de-semana nem numa semana; deve ser lido devagar, calmamente e só quando queremos realmente ler. 
          
          Frodo é um Hobbit (espécie parecida com a humana mas com estatura baixa e pés grandes e peludos). Vive em Hobbiton com o tio Bilbo, que encontrou o Anel Um. É uma personagem afável, respeitadora e adora viajar. Um personagem que pode ser comparável com muitas de outros livros lançados depois do Senhor dos Anéis.  
                   
         Os Cenários, tal como já foi dito em cima, são muito, muito descritos. O que, dependendo do leitor, tanto pode ser bom como mau. Alguns leitores queixaram-se de haver poucas cenas de acção, outras acham que as descrições são fundamentais para este livro... eu acho um pouco de ambas. 

           No fim, é um livro fantástico que me deixará belas memórias e a todos os que o lerem. 
          
          Obrigado Tolkien, por partilhar connosco o seu mundo.

Avaliação:
9/10



3 comentários:

  1. Comprei este livro à dias, muito devido à reacção que obtinha das pessoas sempre que dizia que nunca tinha lido nenhum dos livros nem visto os filmes. A reacção era sempre a mesma, como é que é possível, estás a perder uns livros fantásticos e os filmes também, vai daí decidi adquirir o primeiro volume de trilogia. E pela sua opinião parece-me que me espera um bom livro.

    Books Lovers

    ResponderEliminar
  2. Eu também foi, mais ou menos, pela mesma razão. Deixa-me dizer-te uma coisa: não desistas de acabar o livro, vai até ao fim.

    ResponderEliminar
  3. nunca me vou esquecer do capitulo do tom bombadil...
    que aborrecido..Mas no fim gostei do livro no seu todo.
    ainda irei acabar a trilogia, mas daqui a muito tempo que tenho muitas obras á frente.
    Nao costumo deixar por acabar uma saga, costumo lê-la de uma assentada, mas o intervalo de tempo entre a irmandade do anel e as duas torres foi muito grande e começei a ler outra coisa.Acho que não me fascinou muito.Em termos de escrita.
    George martin por exemplo , nao consegui parar de ler.Acabava um livro e ia logo para o seguinte.

    ResponderEliminar