segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Rapaz do Pijama ás Riscas

Informações:

Nº de páginas: 192
Género: Romance
Autor: John Boyne

Resumo:

          O Rapaz do Pijama ás Riscas conta a história de um pequeno rapaz de 9 anos chamado Bruno.
          Um dia, ao chegar da escola, descobre que as suas coisas estão a ser empacotadas pois o seu pai foi promovido e iria viver para outro sítio. Bruno fica triste, pois ia deixar todos os seus amigos para trás e, ainda para mais, o local para onde vão não tem mais casas , só a dele. A sua casa fica ao pé de um campo de concentração. O  seu pai não lhe contou nada sobre os judeus por isso, ele não percebe porque estão aquelas pessoas ali. Como tal, um dia, enquanto, ás escondidas dos pais, anda à descoberta do sítio, encontra um rapaz sentado ao pé da vedação. A partir daí cria-se uma relação entre estes dois rapazes.


Opiniões:

          Este livro fala, como muitos outros, sobre o Holocausto mas difere deles pois conta a história pela visão de uma criança completamente ignorante ao mundo que o rodeia.
          Apesar de ser um livro mais direccionado para crianças, é um livro forte pelo significado que transmite. Não diz directamente o que acontece (excluindo a parte final) mas dilas indirectamente. Por isso, penso que pode-se considerar que é um livro para todas as idades pois, certas passagens, podem não ser  compreendidas pelas crianças, principalmente se não estiverem dentro do assunto. Mas, mesmo com isso, acho que é uma boa introdução sobre o Holocausto para as crianças pois fala sobre o básico; os judeus, os alemães, os campos de concentração, as câmaras de gás e Hitler.

          Bruno é um rapaz de 9 anos que, no inicio do livro vive em Berlim. Em plena 2ª Guerra Mundial, Bruno mudasse para uma casa que fica em frente a um campo de concentração. É um rapaz imaginativo, simpático, orgulhoso mas ingénuo. Fisicamente é fraco e frágil.

          Este livro recebeu muitas críticas negativas principalmente por causa de um rapaz de 9 anos que tem um pai tão importante para Hitler como ele tinha de saber o que era um campo de concentração. Apesar disso, também teve muitas críticas positivas e ganhou vários prémios em todo o mundo.    

          Foi adaptado para cinema em 2007.
  
Avaliação:

7/10

O Perfume

  

Informações:

Nº de páginas: 256
Género: Terror, Mistério 
Autor: Patrick Suskind

Resumo:
         
         Este livro conta a história de um rapaz que, depois da sua mãe ter sido enforcada, é baptizado com o nome de Jean-Baptiste Grenouille. Depois de passar por várias casas acaba por ir para a um orfanato. Esta criança tem algumas características estranhas como o facto de não ter qualquer odor mas ter um faro muito apurado. As pessoas acham-no repugnante e ele passa a infância toda isolado pois todos têm um terrível medo dele.
         Um dos livros mais conhecidos de Patrick Suskind que veio a ganhar alguns prémios.

Opiniões:                                                                                                                                                                                                
          O Perfume de Patrick Suskind é o livro mais conhecido deste autor. A história ocorre em França, no século XVII (dezoito). É um livro que pode ser caracterizado de inúmeras maneiras. É um livro forte, que descreve de forma completa e realista a vida do século XVII mas também demonstra os sentimentos humanos de uma forma crua. O amor, a solidão, o medo... são sentimentos que todos nós sentimos mas não da maneira como o protagonista sente.
          Esta personagem tem o azar de ser diferente do resto das pessoas, o que cria um mal-estar em todos os seres vivos. Todos nós queremos ser aceites pelos nossos próximos, imaginem uma vida onde todas as pessoas se afastam de vocês, com medo...
         
          Jean-Baptiste Grenouille  é uma personagem pouco emotiva, feia, corcunda, arrepiante fisicamente. Tem um olfacto muito apurado mas não tem odor, e é isso que cria o mal-estar das pessoas quando se estão com ele. Não é um assassino visto que em todos os crimes que cometeu, nunca o fez por gostar de matar.

          

Avaliação:

8/10