segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A glória dos traidores - crítica

Autor: George R.R Martin
Género: Fantasia, Thriller, vários
Páginas: 514
Editora: Saída de Emergência


O sexto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a melhor série de fantasia da actualidade.

O bafo cruel e impiedoso do Inverno já se sente. Quando Jon Snow consegue regressar à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do Povo Livre, não sabe o que irá encontrar nem como será recebido pelos seus irmãos da Patrulha da Noite. Só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens a aproximarem-se pela floresta assombrada.

Opinião:

Este volume foi de cortar a respiração, cada capitulo era cheio de surpresas e acção.O melhor até agora para mim a par do despertar da magia.

A criatividade de Martin é fabulosa. A cultura,vestes,história, descrições das cidades dos esclavagistas com espectaculares pirâmides, ambientes completamente exóticos. É neste quadro maravilhoso que vamos observando Daenerys na sua demanda. Realmente esta é uma personagem maravilhosa. É de notar a sua evolução, maturidade, capacidade de lidar com questões politicas, tendo apenas 14 anos. Um fardo enorme o que ela transporta.O seu exército de eunucos é fantástico. (algumas semelhanças com os exercitos persas, força de elite de soldados que lutaram pelo Império de Aquemênida? talvez alguma inspiração nesses povos, em termos de vestuário, e organização dos exércitos.)

Tem um senso de justiça e muita compaixão ao querer libertar os escravos das cidades.

Pena que tenha tido poucos capitulos dedicados a ela.

Em porto real, foi fantástico. Há o casamento de Joffrey, uma descrição rica do banquete do rei que nos transporta para lá. Senti o cheiro da comida e ouvi a música.Um bonito casamento com um trágico final.A teia de conspiração está sempre presente.

O épico está sempre presente seja nas espectaculares sequências de batalha na muralha, com os ataques dos selvagens ( os capitulos de Jon Snow, foram fantásticos, cada vez mais gosto dele), seja na triste morte de dois personagens queridos num casamento. "O casamento vermelho". uma traição de cair o queixo, ao terrivel som das " chuvas de castamere", musica esta sobre o castigo de vassalos não obedientes a Tywin lannister.

Nunca vi tantas mortes num livro. Mas adorei 2 delas.

Jaime Lannister está entre as minhas personagens favoritas.Através da sua perspectiva conhecemos muito mais dele. A sua relação com Brienne de Tarth é algo caricata.Gostei da sua atitude perante ela, e tyrion.

A parte do sobrenatural está cada vez mais presente, e interessante. " o principe prometido", a longa escuridão, o "Outro", tema este interessante, e gosto muito dos capitulos de Davos por contactar com o rei Stannis e a assustadora Melisandre, representante do recém chegado deus, a Westeros.Uma personagem misteriosa vinda das terras negras de Asshai.

A recta final do livro foi sem palavras. A estadia de Sansa no Ninho de águia, residência da sua tia, que casou com o nada confiável mestre da moeda,Mindinho teve um final bizarro. Só lendo mesmo...

Tyrion, durante a decisão sobre o seu destino foi tenso, mas felizmente nada de mal lhe aconteceu, e por baixo do castelo, em passagens secretas conhecidas pela " aranha" Varys, o mestre dos segredos, tyrion fugiu mas não antes de ir ao quarto da mão do rei, onde estava o seu pai Tywin. E finalmente acontecer o que eu mais queria.

Questões politicas difíceis, vieram da morte de joffrey. Tommen ou Myrcella , qual o herdeiro? São irmãos,filhos de Cersei e robert baratheon o recém falecido Rei dos Sete reinos, e pela lei dos sete reinos seria o filho e não a filha. Mas em Dorne a lei não se aplica. Como Cersei sua mãe vai lidar com isso é o que quero saber.É impressionante a complexidade, a inteligência de Martin para criar questões politicas dificeis. Tudo parece bem e de repente vemos que actos, alianças, casamentos convergem para o mal de alguma Casa.

Enfim leiam as cronicas de gelo e fogo.É de longe a mais complexa e bem estruturada história que já li.Genial.Vem ai a serie em Abril. O inverno está chegando

Personagens favoritas:Daenerys, Arya, Tyrion, Davos, Jon Snow,Jaime lannister,Samwell Tarly, Mindinho, Sandor Clegane.

Avaliação - 9/10