sábado, 6 de agosto de 2011

Os Pilares da Terra I

Informações:
Autor : Ken Follet
Nº de páginas : 498
Editora: Editorial Presença
Género: Ficção Histórica

Sinopse:

Publicado pela primeira vez em 1989, "Os Pilares da Terra" surpreendeu o universo editorial ao tornar-se gradual mas inabalavelmente um clássico da ficção histórica, que continua a maravilhar leitores de todo o mundo e que a Presença lança agroa em dois volumes. Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história - Ellen, uma mulher enigmática que vive à margem da sociedade e cujo passa do esconde um segredo; Philip, prior da cidade de Kingsbridge e que vai supervisionar a construção da catedral; Aliena e Richard, ricos herdeiros destituídos das suas terras e títulos; William, o cavaleiro sem escrúpulos; e Waleran, o bispo disposto a tudo para obter o que pretende. À medida que assistimos à edificação de uma obra única envolvendo suspense, corrupção, ambição e romance, a atmosfera autêntica do quotidiano da Europa medieval em toda a sua grandeza abrsorve-nos irremediavelmente, ousando desafiar os limites da nossa imaginação. Recriação magistral de um tempo de conspirações, delicados equilíbrios de poder e violência. "Os Pilares da Terra" é decididamente a obra-prima de um autor que já vendeu 90 milhões de livros em todo o mundo.

Opinião:

Os Pilares da Terra foi a primeira obra de ficção histórica que li, e a primeira de ken follet.
Considerado a sua obra máxima, este livro é de uma riqueza extraordinária e com personagens fascinantes.
Um olhar sobre o período que ficou conhecido como Anarquia.Um olhar sobre as classes sociais daquele tempo. Sobre os valores morais que são intemporais.
Arrependo-me de ter visto primeiro a série televisiva (Soberbamente adaptada) porque já sabia de antemão o que iria acontecer numa fase importante. Mas mesmo assim alguns pormenores falharam-me e fui surpreendida.
O inicio é um pouco lento mas não demora a serem inseridas personagens cada vez mais misteriosas. Entramos numa espiral de conspiração, de manobras politicas e conhecemos a parte suja da igreja, e de bispos.
Mas se todos os padres fossem como Philip o mundo seria quase perfeito. Esta é uma personagem fascinante, talentosa e inteligente mas a sua inocência faz dele um alvo fácil. Há um momento em que ele é usado para os interesses de outrem. Aqui começa um verdadeiro thriller.
Tom, o pedreiro, tem uma essência especial e o sonho de construir uma catedral digna de tocar os céus, e ao longo do livro parece que o destino está contra ele mas acaba por se ligar a Philip e finalmente tem a oportunidade de concretizar o seu sonho de ter a subsistência da sua família assegurada. Tem uma paixão enorme pela sua profissão.
Waleran é um personagem frio e calculista, ambicioso e corrupto capaz de tudo pelo poder.
Jack é um personagem belo, com uma inocência tão genuína tão pura, apenas possível por ter vivido toda a sua vida afastado da sociedade ( o que de certo modo é mau, pois não consegue socializar bem).
Há muitas mais personagens, conspirações e segredos ( que já sei por ter visto a serie :( ) e tem como pano de fundo uma Inglaterra medieval, durante o período que ficou conhecido como anarquia que por causa de um naufrágio (acidental ou não) condenou a Inglaterra a um período ( 16 anos acho eu) de guerra e instabilidade.Uma luta pelo trono. A editora decidiu dividir a obra em dois volumes e vou ler a última parte sem demora. Já é um dos meus livros preferidos. Uma história realmente tocante.
As descrições da forma de construção de catedrais, de todas as partes que a constituem foram um pouco difíceis para mim de conseguir visualizar porque é realmente de uma magnitude e complexidade inimagináveis. São de uma beleza incrível, e a sua construção demorava anos e anos, com ferramentas rudimentares. Por quem e como foram construídas, o dinheiro necessário e a mão de obra. Todas tem uma história e estão de pé ainda hoje para nos maravilharmos com feito humano tão belo.
Era a maneira de chegar a Deus, de ter vida eterna, ou de permitir a prosperidade de uma cidade. Uma demonstração de poder, um ponto de peregrinação.
Ou talvez tenha sido o sonho de um único homem, de construir algo belo.

Avaliação: 8/10

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Acácia - Ventos do Norte


A editora Saída de Emergência prepara-se para publicar mais uma grande saga de fantasia : Acácia de David Anthony Durham. ( autor de ficção histórica que se aventurou pelo género da fantasia)
Acácia é uma fantasia épica que tem influências de George R.R. Martin, sem dúvida irei ler.
A Saída de emergência está de parabéns por publicar as maiores obras de fantasia do mundo; por nos trazer escritores tão talentosos como George Martin, Robin Hobb ou Mervyn Peake.Um dia espero que publique Steven Erikson.
A publicação do livro está prevista para Setembro ou para Outubro deste ano.( A partir de Setembro vai haver publicações muito aguardadas do género de fantasia como A Dança dos Dragões, O medo do homem sábio e mais tarde o quarto e último livro de Paolini : Inheritance)

Sinopse:

Um assassino enviado das regiões geladas do norte numa missão. Um império poderoso cercado pelo seu mais antigo inimigo. Quatro príncipes exilados, determinados a cumprir um destino. Prepara-te, leitor, para entrar no mundo deslumbrante de Acácia.
Leodan Akaran, rei soberano do Mundo Conhecido, herdou o trono em aparente paz e prosperidade, conquistadas há gerações pelos seus antepassados. Viúvo, com uma inteligência superior, governa os destinos do reino a partir da ilha idílica de Acácia. O amor profundo que tem pelos seus filhos, obriga-o a ocultar-lhes a realidade sombria do tráfico de droga e de vidas humanas, dos quais depende toda a riqueza do Império. Leodan sonha terminar com esse comércio vil, mas existem forças poderosas que se lhe opõem. Então, um terrível assassino enviado pelo povo dos Mein, exilado há muito numa fortaleza no norte gelado, ataca Leodan no coração de Acácia, enquanto o exército Mein empreende vários ataques por todo o império. Leodan, consegue tempo para colocar em prática um plano secreto que há muito preparara. Haverá esperança para o povo de Acácia? Poderão os seus filhos ser a chave para a redenção?

Adorei a capa!