sábado, 14 de maio de 2011

Hedge Knight - George R. R. Martin


          The Hedge Knight é um livro que também se passa em Westeros ( das As Crónicas do Gelo e do Fogo) mas muitos anos antes da Saga. Fiquei muito empolgado quando vi isto... a editora Saída de Emergência vai editar este livro em Portugal nos inícios de Julho. Já tenho saudades de ler George Martin e depois do Sonho Febril só espero que este também esteja ao nível das expectativas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Festim dos Corvos

Autor: George R.R. Martin
Páginas: 443
Editora:Saida de emergência
Género: Fantasia/ Ficção Histórica

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.
Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.
Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo..

Opinião

Obras a basear-se em Tolkien já estão a passar. A próxima geração de escritores de fantasia vai pegar nos livros de Martin - O mestre actual.Na minha opinião com temáticas mais abrangentes e que chegarão a um publico muito mais velho pois não existem clichés infantis e sim enredos inteligentes.
Este tipo de fantasia é realmente extraordinário( Não é há toa que é considerado a melhor fantasia de sempre,por tanta gente e criticos) . Como Martin disse: “ fantasia para quem NÃO gosta de fantasia”.
Neste volume das crónicas de gelo e fogo alguns dos personagens mais queridos estão fora. Isto é não existem capítulos com o ponto de vista desses mesmos personagens e talvez por isso este volume não seja tão bem visto como os restantes.
Seria difícil superar a qualidade do anterior: A glória dos traidores – Em que Martin mostrou como se faz algo realmente épico não sendo necessário batalhas monumentais para ser algo de espectacular. Traição e golpes de cortar a respiração com uma genialidade épica. Além de mortes chocantes. Martin foi ao fundo da mente humana, dos interesses e de tudo o que se faz por poder, deitando fora valores éticos e regras cumpridas por todos. Deitando fora a “honra” que é tudo para o homem de Westeros.Vai ao fundo de questões políticas e teias de conspiração.
Não fiquei decepcionada com este volume, achei sim enriquecedor a adição de capítulos e personagens nunca antes aparecidos.
Só contribuiu para um maior enriquecimento de toda esta saga e deu a conhecer novos lugares de Westeros como Dorne e as ilhas de Ferro.
É também mais calmo, pois é uma fase pós guerra e martin mostra-nos as consequências e realidades da guerra. O que fica, o que vai. Corpos por enterrar, um festim para os corvos, daí o titulo do livro.
Neste livro há uma passagem no último capitulo de Brienne belíssima, a mais bela de todo o livro, para mim, onde martin escreve sobre “ homens quebrados” pela guerra. Que foram lutar, viram irmãos morrer, perderam tudo para lutar por um estandarte que nem conheciam, para lutar contra homens sem rosto.É de uma descrição real e crua, e que choca reflectir.
Mindinho é para mim uma das melhores personagens do livro, o verdadeiro jogador do jogo dos tronos.
Os capítulos de cercei foram talvez os meus favoritos.Ver o que vai na sua cabeça, e as suas intenções e planos. Adorei sem duvida os capítulos nas ilhas de Ferro e Dorne e claro de arya, apesar de poucos foram bons e deu-nos a conhecer a fantástica cidade de Bravos cheia de templos, torres e canais com barcos guiados em pé com varas. Os capítulos mais bizarros pertencem a arya na casa do “ preto e do branco”.Martin é excelente em capítulos bizarros…
Agora resta-me ler o mar de ferro, a segunda metade do festim dos corvos e continuar a assistir a este autêntico jogo tridimensional e ver quem chegará ao fim pelo menos vivo!

Avaliação: 8/10