sábado, 9 de julho de 2011

O Mar de Ferro


Informações:
Nº de páginas: 336
Saga:As Crónicas de Gelo e Fogo
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin

Sinopse ( spoilers)

Quando Euron Grey­joy con­se­gue ser esco­lhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tre­mem. O Olho de Corvo tem o objec­tivo decla­rado de con­quis­tar Wes­te­ros. E o seu povo parece acre­di­tar nele. Mas será ele capaz?
Em Porto Real, Cer­sei enreda-​se cada vez mais nas teias da corte. Des­pro­vida do apoio da famí­lia, e rode­ada por um con­se­lho que ela pró­pria con­si­dera inca­paz, é ainda con­fron­tada com a pre­sença ame­a­ça­dora de uma nova cor­rente mili­tante da Fé. Como se desen­ven­ci­lhará de um tal enredo?
A guerra está pres­tes a ter­mi­nar mas as ter­ras flu­vi­ais con­ti­nuam asso­la­das por ban­dos de sal­te­a­do­res. Ape­sar da morte do Jovem Lobo, Cor­rer­rio ainda resiste ao pode­rio dos Lan­nis­ter, e Jaime parte para con­quis­tar o balu­arte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara sole­ne­mente a Catelyn Stark não vol­tar a pegar em armas con­tra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regi­cida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

Opinião:

Adorei esta viagem,desde setembro de 2010 que tenho estado com as crónicas de gelo e fogo,lendo por vezes, outros livros no intervalo entre cada um quando estava esgotado.
A obra de Martin cativa toda a gente que experimentou, de uma maneira tão especial que me decidi que tinha de ler. Teria perdido tanta coisa ...é algo completamente diferente de tudo o que tenha lido e ao inicio estranhei e estava desconfortável mas depois agarramo-nos ás personagens e percebemos porque há tanta gente a afirmar que martin criou um dos melhores ( e maiores !) elencos da literatura.
É um livro mais calmo, mas conseguimos captar tantos sentimentos e maravilhamo-nos com as poderosas descrições do autor. Paisagens tiradas de sonhos.
Numa retrospectiva de todos os livros captasse uma essência poética,épica capaz de atravessar eras e sobreviver.Uma Canção.
O principal não é a fantasia, focasse em pessoas, num profundo olhar psicológico.
Penso num grande , grande jogo de xadrez, mas sem as peças pretas e brancas.São antes cinzentas,umas mais cinzentas que outras e algumas escurecem-se por si próprias ao longo de tão longa jornada, pelo mundo em que vivem e porque ele o obriga.
Ás vezes temos que fazer também batota,para sobreviver.Pensar bem antes de jogar e olhar para todas as peças, mesmo a mais fraca, tentando antecipar a acção seguinte.
Neste volume vemos a loucura e o medo apoderarem-se do ser humano e a procura deste em ser melhor,em corrigir-se, em reconstruir a sua honra.
Olhamos esta história e vemos que podia ter sido real tão escassa é a fantasia.Nunca pensei em gostar tanto de intriga.Somos surpreendidos,abalados e apesar de ser frustrante sermos sempre " apanhados" gostamos de ser enganados!
George Martin trabalha com dezenas e dezenas de personagens e é de pensar como não se perdeu na sua própria obra,pois ela é algo tão grandioso e complexo que devia ser trabalho de vários génios.É brutal,realista,frio com personagens brilhantes, diálogos fantásticos e maquinações políticas de parar o cérebro.
Adorei o único capitulo de Arya naquela cidade de nevoeiro e templos tão misteriosa.O final foi assustador.,..
Os de cercei foram talvez os que gostei mais com toda a intriga envolvida e o cenário de corte.
Jaime vê-se uma transformação para melhor e para mim é talvez o personagem mais interessante. O homem das " coisas que eu faço por amor" desapareceu e mostra-se agora mais sólido com os pés mais assentes na terra,com honra e capaz de ver a loucura da irmã.
Só depois de acabar percebi o quanto estava ligada a esta saga.Já estou com saudades e o melhor é que há mais.A dança do dragões volta com os capítulos exóticos de Daenerys, os maravilhosos de Tyrion e ainda Jon snow.

Personagens favoritos: jaime,ariane,cercei,emmon frey (cromo autêntico XD)

Avaliação : 9,5/10

Um olhar sobre "1984"



GEORGE ORWELL -Este homem foi capaz de ver para onde estamos a caminhar e "1984" é um pesadelo,retratando um mundo distópico,desumanizado,controlado, com a liberdade retirada e violação da mais simples privacidade.

Inspirando-se em regimes totalitários como o fascismo e o nazismo mas agora com a tecnologia a ter um papel chave,vigiando o cidadão comum na sua própria casa.O mundo assolado pela guerra e uma histeria imposta pelo regime.Um fanatismo.O culto do chefe.Uma guerra entre super potências no fundo sem razão lógica e compreensível,servindo para ligar um povo.Desde sempre uma nação poderosa teve um inimigo nem que fosse imaginário e o perigo realmente não existisse e com isto estabelece-se paralelos com a realidade com a eterna guerra no médio oriente e o terrorismo.Tentando colocar a ideia que um homem barbudo escondido a meio mundo de distância e que foi um ex agente da própria CIA realmente coloca em risco a "segurança nacional"...Falando de Bin laden e do petróleo que os americanos tanto querem.
Um regime que apaga a própria História para que tenha sempre razão.Altera-a em seu proveito e guardam em arquivos.Alteram dados económicos em jornais se a previsão de determinado facto falhou.
É um livro obrigatório.É mais que um livro.Mostra o que está a acontecer ou a caminhar para lá.Basta ter os olhos bem abertos para o que está a acontecer no mundo.
Alterar a própria História chocou-me e a verdade é que tenho visto que nos livros de Historia escolares nos dão informação deturpada e "vilões" fazem-se "heróis". Dou o exemplo americano,que ao longo da Historia tem protagonizado ataques de falsa bandeira para ter o pretexto de entrar em conflito.Isto é atacar-se a si mesmo e fazer parecer que foi outro país.Isto claro o Governo é que constrói toda a teia.Foi com um golpe destes que o partido de Hitler chegou ao poder.
As provocações da america ao japao para desencadear o ataque a pearl harbor e assim entrar na 2 ª guerra mundial , e no fim desta tornar-se a maior potência mundial, não sao faladas no meu livro de historia.Há documentos que provam que houve provocações da america e que ela nao se mostrou propriamente neutra,lançando lenha para a fogueira.É impressionante como são tão hipócritas e não mostram a verdadeira cara não se importando de matar soldados do seu país e cidadãos nas torres gémeas como pretexto para se vingarem no médio oriente e conseguir mais petróleo (sim está mais que provado, não é teoria da conspiração) e com este acontecimento terem sido colocadas leis ( Na América) que nos vão tirando a liberdade, tudo em nome da luta contra o " terrorismo", podendo invadir a casa de um cidadão com o pretexto de ser terrorista e estar em causa "segurança nacional".Câmaras nas ruas,o big brother está aqui.O que é impressionante é que quem ache que algo não bate certo no acontecimento das torres gémeas é chamado de louco.Toda a gente tem uma confiança imensa no que o governo do seu país diz e vê como verdade.Foi ensinado a odiar o estrangeiro e amar o seu país.Estão quase programados,como cães obedientes e vêem o governo como realmente " um grande irmão" pronto a proteger, mas como um irmão vai controlar-te.Big Brother.Einstein disse um dia e bem que " o irracional respeiro á autoridade é o maior inimigo da verdade".
Em 1984, Orwell expõe a sua opinião sobre o que é a guerra.O que é importante perceber é que a guerra sempre foi desejada e que apesar de causar destruição , o povo é o mais afectado e os banqueiros saem a ganhar.Enriquecem á custa da guerra,financiam ambos os lados da guerra,concedem empréstimos.Toda a ideia de Hitler de raça superior partiu da america e não da sua cabeça."Eugenia". No seu livro " a minha luta"(Mein Kampf) cita a sua admiração por um eugenista americano e diz que a sua obra é a sua bíblia.
Apercebemo-nos na obra de Orwell que o ser humano é facilmente controlado e humilhado."Ignorância é Poder" assim é o slogan do partido controlador.
Temos de ver com novos olhos o mundo em que vivemos.
Na Europa estamos confortáveis e mais importante :apenas numa ilusão de liberdade.
Temos de ver a verdade e levantar em luta. Como Orwell diz " a esperança reside nos proles", mas é com tristeza que vê como está toda a gente cega e entretida com coisas que não importam.
Temos de olhar o mundo lá fora.O que está a acontecer no médio oriente, china , america.O que está por detrás de cada pequeno acontecimento.Com toda a farsa do Wikileaks está aberto o caminho para o controlo da Internet e assim retirar a nossa liberdade.
Temos de aprender com o passado.E o passado mostrou que durante uma crise um governo opressor tomou controlo e foi aceite.
A obra de Orwell é obrigatória e assustadora.É um aviso, é realista e faz-nos ver que somos manipulados a cada dia, somos " emburrecidos";com a verdade mantida na escuridão, não somos mais que escravos e damos por nós a querer dar um chapada ao povo para o acordar e revoltar-se.Vemos Winston e sentimo-nos asfixiados por ele.Ele queria que toda a gente visse a verdade.Ele parece ser o único e isso é assustador.
É um livro deprimente, frio,cinzento,triste.É um murro no estômago.
Posto estes vídeos relacionados de certa forma com 1984 de george Orwell.
Fazem parte de um grande documentário do jornalista americano Alex Jones e chama-se " Endgame Blueprint For Global Enslavement" e relaciona factos do passado com o presente, tendo principal foco no "grupo de Bilderburg".
É chocante e dá-nos a conhecer acontecimentos abomináveis, pessoas mais susceptíveis não devem ver parte dos vídeos em que começa a mostrar fotos inacreditáveis do que o ser humano é capaz de fazer ao seu irmão.
Termino com uma citação de Martin luther King :
"As nossas vidas começam a terminar no dia em que nos silenciamos para as coisas que realmente importam"

http://www.youtube.com/watch?v=DyG99EjAjrU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Cl4DbTotJ08&feature=related

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Clássicos românticos com a revista Focus

Entre 29 de Junho e 20 de Julho, sai com a revista Focus uma colec­ção de 4 livros na temá­tica dos clás­si­cos da lite­ra­tura român­tica, por mais 1,99€ cada. Os livros e as datas são os seguintes:

29 Junho: Romeu e Juli­eta, Sha­kes­pe­are
6 Julho: Tris­tão e Isolda, Anó­nimo
13 Julho: A Idade da Ino­cên­cia, Edith Warthon
20 Julho: Orgu­lho e Pre­con­ceito, Jane Austen

Já adquiri os dois primeiros livros, mas quem não foi a tempo do Romeu e Julieta penso que pode encomendar na livraria mais próxima.

Biblioteca de Verão - Jornal de Notícias

O Jornal de Notícias começa entre 10 de Julho e 24 de Agosto, uma colecção dedi­cada a auto­res de con­tos.
Os livros são grátis com o jor­nal, às segun­das, quar­tas, sex­tas e sába­dos. “Con­tos Român­ti­cos” é o primeiro livro.
Os livros ao sábado são dedi­ca­dos aos mais novos, cujos temas são - Con­tos Diver­ti­dos, de Cora­gem, de Ami­zade, Arre­pi­an­tes, de Aven­tu­ras e Apaixonantes.
As ilus­tra­ções são de Cris­tina Vala­das.
Seu Misha enviou-nos o link com a lista completa e respectivas datas :
http://www.jn.pt/Iniciativasjn/contosdeverao/index.html
Obrigada!

Harry Potter Relançado

A tão famosa saga "Harry Potter" que encantou tantos jovens e adolescentes (e até adultos) vai ser relançada com novas capas. 






       

terça-feira, 5 de julho de 2011

Senhor dos Anéis - Irmandade do Anel - J.R.R. Tolkien


Nº de páginas: 434
Autor: J. R. R. Tolkien
Género: Fantasia

Resumo:

Em tempos remotos, Sauron tentou dominar a Terra-Média graças ao poder do seu anel. Mas após ser derrotado numa mítica batalha, o anel foi considerado perdido durante centenas de anos. Agora, através de um golpe do destino, o anel do poder foi encontrado e entregue a um hobbit chamado Frodo. Quando Gandalf, um sábio feiticeiro, confirma que este é o anel de Sauron, Frodo tem de partir numa demanda até ao monte Doom para o destruir. Com o intuito de o ajudar, é organizada uma irmandade constituída por dois homens, um elfo, um anão, um feiticeiro e quatro hobbits. Juntos vão enfrentar inúmeros perigos em prol da salvação da Terra Média... 
          

Opinião:

          Para dizer a verdade, não sei muito bem como começar a dar a minha opinião sobre este livro.                                                   
          Primeiro facto que deve ser relatado é que este é um livro muito complexo e que, por isso mesmo, pode tornar algumas partes um pouco mais cansativas de ler.
          Segundo facto, o autor tinha um grande amor pelo mundo que criou e isso nota-se principalmente nas descrições. Tolkien faz descrições de páginas e páginas para que o leitor fique com o mundo, os castelos, os caminhos, completamente memorizados e perfeitos. Poucos escritores conseguem transparecer este amor pelas personagens, cenários...
          A Irmandade Do Anel é um livro grande, cheio de descrições e, talvez, com falta de cenas de acção (apesar de que as existentes serem muito satisfatórias). Tolkien é um escritor embalador, com um ritmo lento e calmo, apenas alternando algumas vezes com as cenas de acção. Devo admitir que gostei muito do livro, principalmente de certas partes (como Rivendell) que nos deixam quase anestesiados, e sentimos aquela vontade de voar para dentro do livro. Mas, apesar destas partes, as descrições são muito cansativas chegando, algumas, a ter páginas e páginas, a tal ponto, que nos perdemos e temos de voltar atrás. Não é um livro para ler num fim-de-semana nem numa semana; deve ser lido devagar, calmamente e só quando queremos realmente ler. 
          
          Frodo é um Hobbit (espécie parecida com a humana mas com estatura baixa e pés grandes e peludos). Vive em Hobbiton com o tio Bilbo, que encontrou o Anel Um. É uma personagem afável, respeitadora e adora viajar. Um personagem que pode ser comparável com muitas de outros livros lançados depois do Senhor dos Anéis.  
                   
         Os Cenários, tal como já foi dito em cima, são muito, muito descritos. O que, dependendo do leitor, tanto pode ser bom como mau. Alguns leitores queixaram-se de haver poucas cenas de acção, outras acham que as descrições são fundamentais para este livro... eu acho um pouco de ambas. 

           No fim, é um livro fantástico que me deixará belas memórias e a todos os que o lerem. 
          
          Obrigado Tolkien, por partilhar connosco o seu mundo.

Avaliação:
9/10