quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A Tormenta de Espadas


Informações:

Nº de páginas: 528
Género: Fantasia
Autor: George R.R. Martin

Aviso: Há Spoiler's

RESUMO


O quinto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a melhor série de fantasia da actualidade.

Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.
Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

OPINIÃO
Este livro,foi um livro que custou a ler.Apesar de "grandinho"demorei mais de um mês a lê-lo, devido maioritariamente ao problema do tempo: ao problema da escola. :z
Perdi um pouco o ritmo, e depois quando recomeçei não sabia onde ia. As crónicas de gelo e fogo não podem ter pausas muito prolongadas no inicio, pois admito perdi o interesse. Mas quando me debrucei sobre a tormenta de espadas com calma e tempo, li praticamente o último terço do livro sem parar e gostei muito. É viciante.
Por vezes foi um pouco complexo. Perdi-me algumas vezes e tentei procurar informações nas páginas atrás. O mais impressionante é o facto de Martin nos conseguir surprender e mostrar detalhes que fazem todo o sentido mas que não teriamos pensado.Há muitas personagens,casas, interesses, poder, traição, glória e estratégias inteligentes. É fantástico observarmos quando uma personagem fica num beco sem saída. Martin arranja sempre uma maneira. É surreal como consegue trabalhar com tantas personagens, que estão relacionadas umas com as outras e não haver falhas,contradicções.
Esta saga vale a pena ser lida.Mas tem de ser lida com muita atenção desde o inicio pois senão...
Acho que o livro deveria ter mais capitulos de Daenerys, pois eu adorei as partes na cidade de Astapor para arranjar o seu exercito. O destino desta personagem é talvez o que mais anseio. E acho que me vai custar que ela veja uma traição. Não sei se foi traida mas acho que sim, costumo acertar, algo me diz. Spoiler : talvez o traidor seja Jorah Mormont.
Uma personagem que gostei muito foi Davos. Muito suspense.Nunca pensei que viesse a gostar tanto dos capitulos desta personagem!
Arya - a minha personagem favorita,desta vez gostei muito menos dos seus capitulos.
Os de Jaime foram muito importantes,adorei ver pelos seus olhos, os flashbacks. Gostei da sua captura, e da estrategia de Vargo Hoat. ( mas coitado do jaime ficou sem mão!)
Tyrion , cada vez mais gosto dele e dos seus capitulos. Estou ansiosa para ver os acontecimentos da Corte , com os dornenses.
Jon Snow - talvez a maioria das pessoas tenha adorado os seus capitulos mas eu nao gostei lá muito. Finalmente conseguiu fugir dos selvagens.
Samwell - gostava de ver capitulos onde aparecessem os Outros e aqui estao eles.Pensava que iam ser ainda melhores e que ia gostar mais.
Os que mais gostei foi os de Davos ( estou a gostar da historia do Deus , e da feitiçaria) Tyrion,Daenerys,Catelyn e também Sansa.
Gosto dos capitulos que se passem na Corte,apesar de os de Arya, sempre de um lado para o outro com os foras-da-lei tambem sejam interessantem. Parece o Robin Hodd! Agora fiquei chateada pois ao longo de cerca de 523 páginas , não soube o que se passou com Theon.
Nao sei se terei gostado mais de o Despertar da Magia,pois os capitulos dedicados a Daenerys foram fantásticos mesmo. E os de Arya em Harrennhal bem como os de Tyrion durante a batalha da Agua Negra! Foi épico.
Agora tenho altas expectativas da Glória dos Traidores,pois dizem ser o melhor.( no fundo é a metade final de a tormenta de espadas, so que esta dividido)
AVALIAÇÃO
8/10