quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ressurreição - Leon Tolstoi



Informação:


Nº de Páginas: 471
Autor: Leon Tolstoi
Género: Romance

Resumo:



          Ressurreição é o romance das criaturas torturadas pelos azares da sorte, o amor insatisfeito, as injustiças do mundo. A força insólita da narrativa e a mágica das palavras conjungam-se harmoniosamente nesta obra imorredoura. Em cada página explodem as paixões arrebatadas da alma russa.

Opinião:


          Quando acabei de ler este livro, suspirei e pensei "Como era ignorante!".
          Este livro marcou-me a vida: a maneira de pensar, a maneira de ver as coisas, a maneira de viver... Uma história simples sobre um homem, que em rapaz tinha amado uma mulher mas o destino tinha separado-os. Ao encontra-lá, anos mais tarde, no lugar inesperado, Nekliudov acaba por reconhecer que toda a sua vida foi um fiasco. Um vida de rico, sem olhar para outros além de si e dos que lhe interessavam.
          Tolstoi pega nesta história e cria uma obra-prima assustadoramente actual e que nos faz pensar. Pensar na maneira como levamos a nossa vida, julgando sem antes pensarmos quem será o culpado... Acusando alguém enquanto nós fazemos o mesmo...
          O livro todo baseasse nos acontecimentos e nos pensamentos de Nekliudov, a personagem principal, com algumas entradas da sua amada: Maslova. Há descrições, citações, passagens que são feitas no livro que nos deixam a pensar como a realidade pode ser tão dura, tão injusta, tão assustadora que nos deixam noites acordados a pensar nela.
          Aconselho vivamente este livro. Um abrir de olhos, por assim dizer. Para quem quiser conhecer Tolstoi, esta é a melhor maneira.

Avaliação:


10/10