quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Sombra do Vento

Informações:


Nº de páginas: 400
Género: Romance

Autor: Carlos Ruiz Zafón



Resumo:

          Este livro começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está a completar 11 anos. O seu pai, ao ver o filho triste por não conseguir se lembrar do rosto da mãe já morta, dá-lhe um presente inesquecível; numa madrugada fantasmagórico, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.

Opinião:

          A Sombra do Vento foi um dos primeiros romances que li e agradeço-me por isso. Devo dizer que, depois deste romance, passei algum tempo sem ler este estilo de literaturas mas também porque, quando ia a uma livraria, nunca encontrava nada que me chamasse tanto à atenção como este livro.
         Primeiro, a história é, sem dúvida, de uma grande originalidade por parte do Carlos Ruiz Zafón. Um livro sobre outro livro é muito inteligente e, para pessoas que gostam tanto de livros como eu, torna-o logo apelativo.
         Depois, a época também é muito interessante, as descrições de Barcelona em 1945 são muito exactas e intensas dando ao leitor perfeita noção do local.
         Terceiro: As personagens. Quando falo em personagens, não me refiro ao protagonista mas a Julian Carax. O enredo passa-se à volta dele. Não vou estar a descrever muito pois tenho medo de revelar o que não deve ser revelado.
          Todo o livro, o enredo, o mistério, as personagens, estão com uma qualidade superior ao que qualquer leitor espera, principalmente sendo este  primeiro livro para "adultos" escrito por Carlos Zafón.
          Se procura um livro que causa diferentes sentimentos então leia A Sombra do Vento

Avaliação:
8/10