sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sonho Febril


Informações:

Nº de páginas: 400
Género: Terror
Autor: George R.R. Martin

Resumo:

Rio Mississípi, 1857. Abner Marsh, respeitável mas falido capitão de barcos a vapor, é abordado por um misterioso aristocrata de nome Joshua York que lhe oferece a oportunidade única de construir o barco dos seus sonhos. York tem os seus próprios motivos para navegar o rio Mississípi, e Marsh é forçado a aceitar o secretismo do seu patrono, não importando o quão bizarros ou caprichosos pareçam os seus actos. Mas à medida que navegam o rio, rumores circulam sobre o enigmático York: toma refeições apenas de madrugada, e na companhia de amigos raramente vistos à luz do dia. E na esteira do magnífico barco a vapor Fevre Dream é deixado um rasto de corpos... Ao aperceber-se de que embarcou numa missão cheia de perigos e trevas, Marsh é forçado a confrontar o homem que tornou o seu sonho realidade.

Opinião:

Partiu para este livro com altas expectativas como a maior parte das pessoas que já leram As Crónicas do Gelo e do Fogo. A capa é cativante e o resumo também, o que ainda aumentaram mais a ansiedade e a expectativa. Espero não deixar-vos desiludidos mas... mas.... eu adorei. As expectativas foram batidas e fiquei muito impressionado com a escrita de Martin noutros géneros literários. 

Abner Marsh é inconfundível. Parecesse muito com o próprio autor, pelo menos fisicamente. É uma personagem muito divertido para nós, enquanto leitores. Mas é daquelas personagens que não nos cativa logo de inicio com os seus músculos muito desenvolvidos... não, é completamente diferente. É bastante feio (não estou a chamar ao Martin feio) e gordo e, só com o desenvolver da história é que nos apaixonamos por ele. Não vou estar a falar da caracterização senão ainda meto spoleirs sem querer. Está no meu Top das personagens de Martin.
Joshua York é o oposto de Abner Marsh. É forte, muito bonito e elegante e tem uns olhos que hipnotizam qualquer ser humano. É uma personagem estranha mas divertida e curiosa. 

O livro começa com bastantes descrições mas eu acho que são descrições necessárias e sem elas, não conseguiria-mos imaginar o cenário do livro. Um ponto interessante na história é a data e o local. Martin conseguiu escolher o local perfeito para desenvolver a história. E numa data muito interessante. 
Outro dado importante no livro é a Poesia. É muito importante no livro. 
 Algumas descrições são bastantes terroríficas. Cuidado a quem ler este livro, pode não conseguir dormir à noite.

Avaliação:

8/10
 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Nome do Vento


Informações:

Nº de páginas: 966
Género: Fantasia (basicamente, pois este livro abrange muitos géneros)
Autor: Patrick Rothfuss


Resumo:



Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajectória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandrian – os lendários demónios que assassinaram sua família no passado.

Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.

Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.


Opinião:

Só encontro uma palavra para descrever este livro: Fantástico.
Se andam a procura de alguma coisa muito boa para ler. Não precisam de procurar mais. Este livro começa com uma história cheia de enredos. Deixando-nos cativados. Começa com um ritmo lento, quase embalador. Nós somos transportados para um mundo fantástico que tem tudo o que todas as crianças sonham. Então, acontece o que ninguém queria que acontecesse.
O ponto de viragem que o livro sofre é surpreendente. Ficamos completamente apanhados a partir de aí. Somos engolidos pelo livro. Acabamos por perceber que as 966 páginas parecem poucas.

Kote é a personagem principal. É umas das minhas personagens favoritas de todos os livro que li. Adoro a maneira como Patrick lhe dá o lado mais humano. Sem o deixar tornar demasiado invencível. E, como acontece me muitos livros, não o deixa tornasse perto de um Deus. Daqueles que sobrevivem a tudo.

As descrições são outra coisa fantástica neste livro. Patrick consegue embalar-nos numa descrição tão facilmente como é capaz de nos assustar terrivelmente. É um dos primeiros livros que leio que dá tanta importância à música, e acho que isso é muito importante. Ele consegue dar-nos o "cheirinho" do que é a música e do que se sente ao tocar um instrumento.
A versatilidade de Patrick é assombrosa. Toda as partes do livro são diferentes, fazendo com que o leitor não se farte de ler.

Os únicos pontos negativos que encontro é, no livro, aparecer o que vai acontecer no futuro, antes de nós sabermos. Por exemplo, (isto não é spoiler, encontra-se no resumo do livro na parte de trás) no resumo do livro ele diz logo que vai ser expulso da universidade. Não gosto muito disso, pois não nos deixa ficar surpreendidos quando isso acontece. Mas Patrick consegue compensar isso fazendo outras coisas bastante surpreendentes.
Aconselho este livro a todos o que procurem um GRANDE livro de fantasia para ler. E mesmo a quem não procura.
Boas Leituras.

Avaliação:

9/10